A plataforma de e-commerce será a base de toda a sua loja virtual. Considerando isso, o processo de escolha deve ser feito com calma e considerando todos os pontos de maior relevância.

Confira todos os pontos para escolher sua plataforma de e-commerce:

O que é plataforma de e-commerce?

A plataforma de e-commerce oferece toda a estrutura necessária para você criar sua loja virtual.

É possível montar uma loja sem contratar uma? Sim. Porém, você terá que construir tudo do zero e valor final será muito mais alto.

Fazendo com comparativo com uma loja física, começar do zero é como comprar um terreno vazio e construir a loja. Tijolo por tijolo.

Por outro lado, quando se contrata uma plataforma, é como alugar um imóvel com estrutura completa para iniciar um negócio. Paredes firmes e bem pintadas, espaço para exibição dos produtos, provadores, escada rolante, estacionamento, alvará de funcionamento e muito mais.

Ou seja, ao contratar sua plataforma, é chegar, cadastrar os produtos que serão vendidos, dar ao layout sua identidade visual e pronto! Faça o lançamento e comece a vender!

De fato, as plataformas possuem a mesma funcionalidade. Porém, cada uma tem seus próprios recursos (fato que as diferencia).

O que considerar para escolher a plataforma de e-commerce?
Agora que você já sabe o que é uma plataforma de e-commerce, vamos descobrir o que deve-se considerar no momento da escolha.

Integrações nativas com Marketplaces

Poderíamos manter esse tópico como “recurso de marketing”, pois, o marketplace não deixa de ser um meio de promoção de venda.

Porém, na prática, os marketplaces representam muito mais que isso.

Hoje, muitos lojistas têm os marketplaces como sua principal fonte de vendas. Além disso, esses grandes varejistas possuem muita confiança dos clientes e são o nicho de e-commerce que mais cresce no Brasil.

Muitos clientes preferem pagar um valor um pouco maior e comprar no marketplace, ao invés de comprar diretamente na loja. Uma vez que, a confiança é muito grande para selecionar o varejista como intermediador da compra.

Uma plataforma de e-commerce que possui integração de forma nativa com esses marketplaces, corta o investimento em um HUB de integração. Ou seja, escolher uma plataforma com esse recurso é sinônimo de economia.

Recursos de Marketing

Sem dúvida, essa é uma das partes mais importantes para ponderar. Afinal, os recursos podem ser um divisor de águas na hora de vender.

Desconto progressivo:

O Desconto Progressivo consiste em oferecer mais desconto, conforme o valor da compra também for crescendo.

Ou seja, com o cliente comprando o produto X sem desconto, dois produtos X com 10% de desconto e três peças do produto X com 25% de desconto. Percebe a progressão do desconto? Essa é a proposta!

A estratégia pode ser usada no lançamento, para queima de estoque ou até mesmo para impulsionar vendas quando a loja estiver parada.

Mesmo que não seja para utilizar imediatamente, os lojistas devem olhar também para o futuro.

Cupom de Desconto:

O cupom de desconto é uma ação tradicional do e-commerce.

Assim, você precisará deste recurso eventualmente. Logo, procure esse recurso entre as opções disponíveis na plataforma. O cupom deve ser personalizável, com próprias regras de uso e também nomenclatura.

Como o Desconto Progressivo, essa uma ferramenta de marketing incrível para realizar mais vendas.

Conexão nativa com as Redes Sociais

Atualmente, é impossível vender algo sem estar nas redes sociais — independentemente se há vendas online ou não.

Contudo, especialmente para quem vende online, é fundamental ter presença online. Inclusive, o Facebook e o Instagram possuem recursos exclusivos para facilitar/encurtar o processo de vendas.

Sobretudo, a criação de catálogos de produtos dentro das próprias redes sociais é praticamente uma lei para quem possui um e-commerce.

Então, escolher uma plataforma integrada, de forma nativa, com as redes sociais é extremamente vantajoso para quem seja vender online.

Programa de Afiliados

O Programa de Afiliado possibilita que você realize vendas através de pessoas que possuam certa audiência em seus canais de comunicação.

Esse programa consiste na criação de um link para esse parceiro. Esse link específico fará a captura das vendas realizadas por ele. Assim, você realizará o pagamento de uma porcentagem para o mesmo — porcentagem previamente estabelecida.

Loja de Temas

Vamos começar pelo princípio: o que é um tema?

O tema é um layout pronto. Ou seja, você entrará em uma loja de temas, quando proporcionado pela plataforma, e escolherá um layout que possui uma identidade visual que combine com sua loja.

Esse layout selecionado pode ser instalado rapidamente e também personalizado. Sobretudo, pode haver uma loja semelhante à sua.

Porém, de fato, trabalhar com um layout pronto é muito mais rápido e, principalmente, possui menor custo do que contratar uma layout personalizado.

Desta forma, consulte se sua plataforma de e-commerce conta com uma loja de temas com boas opções.

Planos de escalabilidade

Pense grade, mas mantenha tudo sob controle.

Com citamos anteriormente, muitas plataformas oferecerão uma estrutura com muitos mais recursos do que o necessário e isso acarretará um maior custo de investimento.

Voltamos a analogia com as lojas físicas. Isso é como alugar um prédio de dez andares e elevador, mas usar apenas a térreo. Faz sentido? Nenhum.

Mesmo que esteja visando preencher os dez andares, o valor de investimento pode ser desproporcional para o momento.

Com isso, no momento da escolha de plataforma, o ideal é olhar para o plano que se encaixa em sua realidade, mas que também tenha opções para o futuro. Assim, sua loja possui a possibilidade de crescer dentro da mesma plataforma — sem necessidade de migração.

O melhor para seu negócio

Todas essas dicas específicas se resumem a um principal objetivo: selecionar o melhor para a sua loja virtual.

Ter um planejamento, saber o que se precisa, boa noção do orçamento e objetivo futuro, são pontos fundamentais para selecionar a plataforma.

Contudo, leve os pontos desse artigo e compare com seu planejado. Sem dúvida, você fará a melhor escolha prática para seu negócio.